Tudo começou quando tropeiros paravam em um belo gramado para repousar e, posteriormente, seguir viagem. O ar fresco e as belezas naturais sempre foram atrativos que encantaram a todos. A cidade de Gramado é a mais bela cidade na região das hortênsias e é conhecida como a Europa do Brasil. Localizada na Serra Gaúcha e com população estimada em um pouco mais de 35.000 habitantes, recebe mais de 6 milhões de turista por ano e é considerado um dos melhores destinos do país.

Com temperaturas amenas, é possível curtir as belas e coloridas paisagens da cidade. Gramado é, naturalmente, um lugar romântico e atraente. A qualidade da gastronomia, dos hotéis, pousadas, atrações turísticas e parques tornam este lugar ainda mais convidativo.

Para chegar a essa cidade dos sonhos, é necessário voar até Porto Alegre (destino mais conhecido e procurado) e seguir em ônibus ou carro. Você pode optar por ônibus regulares, locação de carro ou agências. Existem agências de turismo especializadas, como à Brocker Turismo, onde você pode contratar o serviço de transfer e assim chegar ao destino com toda segurança.

Já estive em Gramado duas vezes e, sinceramente, vou voltar! Das minhas experiências nessa cidade, montei meu um “roteiro perfeito” e vou deixar aqui pra vocês, tá? A cidade em si já é uma atração à parte, mas separei aqui os pontos turísticos mais legais e você, juntinho com seu amor, já aproveitam essas dicas e sejam bem felizes em Gramado!

E, na minha opinião, todo mundo deveria visitar esta cidade ao menos uma vez na vida. Meu conselho: não viaje para fora do país antes de visitar Gramado. É um destino perfeito e lindo demais!

RUA COBERTA

É um dos pontos turísticos mais visitado de Gramado, em virtude de estar bem no centro da cidade. O nome original dessa rua é Rua Madre Verônica. São 100 metros de comprimento, com telhado de vidro e fica em frene ao Palácio dos Festivais e da igreja São Pedro.

A Rua Coberta possui um cenário de grandes aspirações para eventos e apresentações durante as temporadas da cidade. Os eventos mais conhecidos são: Desfile de Moda, Feira do Móvel (Essa eu visitei porque foi em um dos períodos da minha visita), Semana do Meio Ambiente, Exposição Nacional de Orquídeas e apresentações de Natal (Também vi e é simplesmente um sonho porque nesse período a Rua Coberta ganha uma reverente decoração natalina com uma grande árvore de natal, a famosa Árvore Cantante, onde corais da cidade se apresentam, cantando e encantando a todos).

PALÁCIO DOS FESTIVAIS

Sua construção em estilo Colonial e em sua fachada há o ornamento do Kikito (o Deus da Alegria), o mesmo, é dado como premio máximo para os ganhadores do festival. O Palácio dos Festivais de Gramado é um ponto turístico de Gramado muito famoso por sediar o maior Festival de Cinema da America Latina, um dos principais eventos que ocorre na Serra Gaúcha. Visitado por turistas, artistas nacionais e internacionais. Durante o festival toda mídia brasileira está presente. Fora dessa época, o Palácio mantém em cartaz vários filmes e apresentações teatrais. No período das festas de final de ano acontece o “Ascender das Luzes” e é um espetáculo mágico à céu aberto.

Site: https://pt-br.facebook.com/PalacioDosFestivais

IGREJA SÃO PEDRO

Em 1917 era uma pequena capela de madeira, mais tarde, em 1943, foi dado inicio a construção da igreja e levou aproximadamente 8 anos para ser concluída. Na entrada há uma estatua de São Pedro. A construção foi inspirada no estilo arquitetônico romano. Cerca de 78 mil pedras basálticas foram extraídas de pedreiras próxima à cidade de Gramado para essa construção. Os vitrais sacros da igreja foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier que marcam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo.

O sino da igreja pesa cerca de 1.000 quilos. Foi criado em bronze, aço e estanho. Em 2009 o sino foi sistematizado eletronicamente. A altura total da igreja é de 860 metros, sendo 46 metros de altura da torre. A inauguração da igreja ocorreu no dia 29 de Junho de 1942.

Site: http://www.saopedrogramado.com.br

MUNDO DO CHOCOLATE

Mundo de Chocolate apresenta esculturas de até quatro metros de altura, todas desenvolvidas em chocolate. Em um cenário onde a magia e a realidade se confundem, o chocolate é o protagonista e ganha vida em diferentes formas e tamanhos.

Durante a visita, é possível apreciar mais de 200 peças desenvolvidas em chocolate, distribuídas em três mil metros quadrados do empreendimento. Casa Branca, Monte Rushmore, Estátua da Liberdade, Torre Eiffel, Esfinge, Taj Mahal e Cristo Redentor são alguns dos cenários emblemáticos que integram o parque que se localiza bem próximo à Rua Coberta e está anexo à loja de chocolates Lugano.

Site: http://mundodechocolate.rs

MINI MUNDO

O Mini Mundo é uma espécie de museu a céu aberto, com diversas réplicas de construções de todo o mundo.  As réplicas de construções famosas no Brasil e ao redor do mundo e são 24 vezes menores que as construções reais e impressionam pela perfeição de detalhes. Ao longo dos cenários, vê-se de tudo um pouco: representações de cidades, cenas do cotidiano, castelo, igreja, museu, navio, trens circulando… A semelhança com uma cidade real não é mera coincidência e o realismo das construções é trabalhoso, tanto que o parque fecha as portas uma vez por ano para reparações e inovações. Todas as plantas das construções são reais.

Site: http://www.minimundo.com.br

DREAMLAND (MUSEU DE CERA)

Com réplicas feitas  em cera de diversas celebridades mundiais e brasileiras, além de personagens de filmes e desenhos animado, o Dreamland proporciona um passeio que rende fotos divertidas! São mais de 40 reproduções de personagens e vários cenários diferentes ao longo do passeio.

Site: http://www.museudeceradreamland.com.br

MUNDO À VAPOR

O Mundo a Vapor é um museu com locomotivas e maquinários que explicam o processo de funcionamento de diversos aparelhos, incluindo máquinas a vapor utilizadas antigamente. Já na entrada do lugar há uma locomotiva em tamanho real que reproduz um acidente ocorrido em Paris. O museu tem até uma minifábrica de papel!

Site: http://www.mundoavapor.com.br

HARLEY MOTO SHOW

O Harley Motor Show é um bar/museu onde a decoração tem como foco as motocicletas Harley-Davidson. Embora seja um bar realmente, com cardápio de bebidas e lanches, o lugar é interessante por causa das legendárias motocicletas que fazem parte de sua decoração e por permitir ver de perto uma grande variedade de motos famosas as quais não se têm acesso todos os dias.

Site: http://www.harleymotorshow.com.br

HOLLYWOOD DREAM CARS (MUSEU DO AUTOMÓVEL)

A atração leva os visitantes às décadas de 50 e 60, trazendo o gostinho dos anos dourados através de carros antigos. Este museu expõe modelos de carros antigos e clássicos, como os que são vistos nos filmes de Hollywood.

Site: http://www.hollywooddreamcars.com.br

SUPER CARROS

É um local em que tem modelos de carros muito modernos. Além de poder apreciar esses carros de pertinho, vários deles estão disponíveis para aluguel. O Super Carros tem modelos como Porsche, Ferrari, Corvette, Camaro e Lamborghini e você pode ter o prazer de dirigir um desses modelos por algumas horas.

Há uma lojinha com produtos relacionados às marcas dos carros e simuladores muito divertidos para quem gosta de direção e velocidade.

Site: http://www.supercarros.cc

MUSEU DOS BEATLES

O universo dos quatro garotos de Liverpool é muito bem retratado através de um tour organizado cronológica e geograficamente, que passa pela vida e obra dos integrantes da maior e mais fantástica banda de todos os tempos. São mais de 1.000 itens, que vão desde material discográfico até revistas, livros, instrumentos e figurinos.

Site: https://pt-br.facebook.com/MuseudosBeatles/

CASTELO SAINT GEORGE (MUSEU MEDIEVAL)

Aqui estão expostas réplicas de armas utilizadas em filmes como O Senhor dos Anéis e Coração Valente. As pinturas, mapas, quadros e brasões expostos no castelo foram confeccionados pelo proprietário. O visitante poderá pesquisar entre os mais de 800 mil brasões e descobrir qual é o brasão da sua família e encomendar uma réplica.

Site: https://www.museumedieval.com.br

SNOWLAND

Maior parque de neve artificial em ambiente fechado na América Latina, o Snowland tem acesso pago e dentro dele estão disponíveis várias atividades (algumas delas com valor já incluído no tíquete inicial, outras pagas à parte).

Entre as opções de entretenimento dentro do park estão uma pista de patinação no gelo, simulador 3D e uma área conhecida como “Montanha de Neve” onde fica, de fato, uma montanha com neve artificial com 15mt de altura e onde se pode praticar esqui, snowboard fazer descidas com boias, passear nas motos de neve ou simplesmente curtir a sensação de “estar na neve”. Para quem nunca praticou esses tipos de esportes, é possível fazer aulas com instrutores que explicam os movimentos básicos dos esportes.

Site: https://www.snowland.com.br

LAGO NEGRO

Construído artificialmente após um incêndio, um morador da cidade teria trazido árvores da Alemanha para decorar a margem do lago e, por isso, seu nome se tornou Lago Negro. O lago tem águas bem escuras e em alguns momentos reflete os pinheiros e as hortênsias ao seu redor. Às margens do lago, há um restaurante e um posto para aluguel de pedalinhos. É um passeio bem romântico para quem está em casal.  O Lago Negro é um lugar tranquilo e pequeno, mas muito gostoso para uma caminhada ao ar livre, pedalar e/ou descansar.

VALE DOS DINOSSAUROS

O Vale dos Dinossauros é um parque com réplicas enormes de dinossauros, alguns com movimentos. É uma espécie de viagem a milhões de anos ou como estar em uma cena de Jurassic Park.

Site: http://www.valedinossauros.com.br

PARQUE DO CARACOL E PARQUE DA SERRA (CASCATA DO CARACOL)

O Parque do Caracol ou Parque guarda a maior cachoeira do Rio Grande do Sul.  Com 131 metros de altura, está cercada por uma mata lindíssima! O passeio é de contemplação à natureza e é uma boa oportunidade para realizar uma atividade  com ar puro e muitas árvores ao redor.

Há algumas trilhas para percorrer no parque, mas se você busca algo com um pouco mais de emoção, visite o parque vizinho (Parque da Serra) e faça o passeio dos Bondinhos Aéreos, uma atração divertida e com uma vista incrível da Cascata do Caracol.

Site: http://www.parquedocaracol.com.br

CASTELINHO CARACOL

Uma das primeiras residências de Canela que atualmente funciona como museu de utensílios e móveis antigos utilizados na época áurea da casa. A maior atração do local, no entanto, fica por conta da casa de chá, que serve um apfelstrudel  (considerado um dos melhores do Brasil).

A residência tem uma arquitetura que relembra um pequeno castelo e foi construída com madeiras da região; diz-se que não houve uso de pregos ou parafusos ao longo da construção, tudo teria sido feito apenas com encaixes.

Site: http://www.castelinhocaracol.co

LE JARDIN

Cada vez mais popular, o Le Jardin é um parque de lavandas, que tem uma área ao ar livre muito bonita e bem cuidada. O lugar tem como prioridade a plantação de espécies de lavandas e a divulgação das propriedades e benefícios dessa planta. Você encontrará no parque uma lojinha com vários produtos feitos com lavanda e uma cafeteria onde poderá tomar um chá e comer um strudel.

Ao ar livre, existe uma boa área gramada, árvores, plantas e estufas de produção de flores que rendem uma caminhada tranquila e gostosa. É um lugar para contemplação, interessante para respirar ar puro e ver paisagens bonitas.

DICA: A época em que as lavandas estão floridas costuma ser de outubro a dezembro

Site: http://www.lavandasgramado.com.br

KONGO

 

A pizzaria Kongo mais parece um restaurante da Disney em Orlando. O motivo? A decoração que simula uma floresta é perfeita! A floresta é ambientada com luz e som. Há barulho de animais, tempestade, relâmpagos e tudo mais que faz a gente se sentir dentro de uma floresta comendo pizza.  A Kongo funciona no sistema de rodízio com mais de 80 sabores de calzones, pizzas salgadas e doces. Também há drinks especiais com algumas criações inusitadas da casa.

Site: facebook.com/kongogramado

GARFO E BOMBACHA (NOITE GAÚCHA)

A Churrascaria Garfo e Bombacha é um restaurante situado em Canela (na estrada para a Cascata do Caracol) que há  30 anos oferece bom e tradicional churrasco gaúcho. Além das carnes, o espaço tem uma ambientação típica do Rio Grande do Sul, simulando um galpão gigante com sala de mateada (chimarrão), lareira e até uma “farmácia campeira”.

Em cima do palco, a exaltação a arte gaúcha: Chula, boleadeiras, fandango… a tradição do Rio Grande do Sul demonstrada em danças e músicas tradicionais, interpretadas ao vivo.

Aqui, a cultura é representada com muito orgulho por peões, prendas e músicos que fazem da Noite Gaúcha uma celebração única!

DICA: Verifique os dias de shows e não volte pra sua cidade sem assistir. Vale muito a pena!

Site: http://www.garfoebombacha.com.br/geb/index.php/pt

GRAMADO ZOO

Mais do que um lugar para simplesmente admirar animais, o zoológico de Gramado procura fornecer informações sobre os bichos e seus hábitos, então, por ser um local educativo, é frequentemente visitado por grupos de escolas. Ele é considerado um dos melhores zoológicos da América do Sul e embora Gramado possa parecer um local inusitado para se ter uma atração desse tipo, é um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade.

Site: http://www.gramadozoo.com.br

CAPELA CASAMENTO DOS SONHOS

No estilo Las Vegas, aqui é possível realizar o casamento fake com um celebrante e toda a animação que a brincadeira pede ou casar de verdade, com um juiz de paz ou apenas visitar e se encantar com o lugar.

O espaço de 600m² é adornado por um lindo jardim, duas capelas tradicionais e um cenário com uma carruagem de 5 metros esperando pelos casais apaixonados que desejarem dizer o esperado “sim” ou renovar os votos.

Alianças e figurinos vindos diretamente de Orlando atenderão temas diferentes. Medieval, com direito a noiva com vestido de época e noivo de armadura, romântico tradicional, hippie, Anos 50, Anos 60, entre outros.

Site: http://casamentosgramado.com.br

FESTEJAR

A Festejar Gramado é um evento voltado para o universo dos eventos sociais, em especial, casamentos.

O evento é realizado em  um dos cenários mais fascinantes da Serra Gaúcha, a Caza Wilfrido que apresenta a proposta de um ambiente aprazível, em meio a natureza, com infraestrutura de primeira qualidade e diferenciais significativos no contexto social e empresarial.

DICA: Programe sua visita à Gramado no período da FESTEJAR assim você poderá desfrutar das belezas da cidade e, ao mesmo tempo, visitar um dos mais lindos e bem planejados eventos na área de casamento.

Para saber quando será a próxima edição da FESTEJAR, acesse:

Site: http://www.festejargramado.com.br

DICA BÔNUS: A cidade está repleta de boas pousadas e excelentes hotéis, mas minha dica pra você é o Bangalôs da Serra que tem proposta sustentável e ganhou, pelo quinto ano consecutivo, o Certificado de Excelência do TripAdvisor®, entrando para o Hall da Fama do TripAdvisor.

Esta é a escolha certa para quem deseja passear muito, conhecer todo o circuito Gramado-Canela, mas quer, ao mesmo tempo, manter a conexão com a natureza, o conforto  e ainda desfrutar de um delicioso café da manhã, bem típico, com todas as delícias da serra à mesa.

Site: https://www.bangalosdaserra.com.br/

Bom, esse é meu roteiro dos sonhos pela Serra Gaúcha. Espero que vc e seu amor aproveitem bastante e sejam bem felizes nesse lugar!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta