Bolo de Rolo

Bolo de Rolo

Bolo de Rolo

Reza a lenda que, o bolo de rolo, delícia mais cobiçada dos Pernambucos, deriva do colchão de noiva português da região de Tavira, distrito de Faro no Algarves, ao sul de Portugal.  Ele é feito com quatro lâminas de bolo enrolado, recheado com goiabada e retocado com açúcar, farto no nordeste colonial.

Outra vertente, diz que esse doce tem suas origens inspirada no rocambole, que é uma criação francesa. Com massa mais grossa e camada única de bolo, muito mais próximo do pão de ló. O recheio do rocambole tem mais variações, geralmente doce de leite, coco e chocolate. Os franceses só passaram a influenciar a culinária colonial com vinda família real portuguesa ao Brasil em 1808.

Polêmicas a parte, o bolo de rolo tem sabor irresistível e em tempos de boicote a gordura saturada, a guloseima pode ser um pecado perdoado quando o assunto é lembrança de casamento, concordam?

Bolo de Rolo

Bolo de Rolo

Patrimônio imaterial de Pernambuco desde 2007, o bolo de rolo vem ganhando espaço nas festas de casamento. Algumas vezes, aparacem até como bolo principal da noiva, substituindo os tradicionais decorados. Em outras ocasiões, esses queridinhos viram mimos e, quando bem embalados, ficam uma graça!

boloderoloca

Há até quem ouse mesclar com o naked e o resultado também é bem bacana (foto acima), né? Se o casório tem uma pegada rústico chic, o bolo de rolo é uma opção maravilhosa! E se for romântico ou clássico? Pode? Claro que sim! Tudo vai depender da história envolvida, da personalidade e do gosto do casal. Vai um bolinho de rolo aí?

3 Comments

  1. Já tive a oportunidade de experimentar e é mesmo uma gostosura.

Deixe uma resposta

Translate »